sábado, 23 de março de 2013

O nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus


COLOCAÇÃO DO TEMA
Todo ano festejamos o Natal. 
Quais os sinais que aparecem na cidade para dizer que é tempo de Natal?
O que celebramos no Natal?
Como você festeja o Natal em sua casa?
Hoje vamos ver porque existe Natal. Vamos conhecer a história daquele primeiro Natal, quando Jesus nasceu e o mundo pode ver a luz de Deus nesta Terra.

Leitura Bíblica
Lc 2, 1-7

Explorando a leitura
Porque José e Maria tiveram de viajar?
Eles saíram de Nazaré e foram para onde?
O que aconteceu quando eles estavam na cidade?
O que ela fez com o menino?
Por que o menino foi deitado numa manjedoura?

MONTANDO O PRESÉPIO
Cada criança escolherá um peça do presépio, e a medida que se coloca no presépio lê-se o texto abaixo:

(Entronizar a imagem de Maria no presépio)
1. Certo dia uma jovem de Nazaré recebeu uma mensagem do céu convidando-a para ser Mãe de um menino muito especial. O nome da jovem era Maria e seu filho deveria chamar-se Jesus. Ela ficou perturbada porque era solteira  e prometida em casamento ao carpinteiro José. Sem saber como tudo aconteceria, ela disse: "Eis-me aqui, faça-se a vontade de Deus!"

(Entronizar a imagem de São José)
2. O carpinteiro José não conseguiu entender o que aconteceu com sua noiva. Mas um sonho mudou sua atitude. Sonhou que um anjo lhe dissera para cuidar do Filho de Maria, porque ele seria um menino muito especial e nele se cumpriria um projeto muito especial do céu. Sem entender tudo, mas confiando em Deus, José assumiu o Filho e cuidou do menino, acolhendo-o como Filho.

(Entronizar a imagem de Jesus)
3. Quando nasceu o Filho de Maria, deram-lhe o nome de Jesus, como havia sido anunciado. O nome de Jesus significa DEUS SALVA. Em Jesus, Deus se faz um de nós, veio morar em nosso meio para libertar-nos de todo mal e abrir o caminho  da salvação para toda a humanidade. Deus amou tanto o mundo que mandou seu próprio Filho para visitar-nos.

(Entronizar a imagem dos pastores e das ovelhas)
4. Os pastores eram homens empregados para cuidar das ovelhas. Na noite do nascimento de Jesus eles foram avisados pelo céu que o Salvador havia nascido em Belém. Eles visitaram Jesus e anunciaram a todos a grande notícia. Os primeiros a visitar o Menino-Deus foram pastores pobres que cuidavam dos campos ao redor de Belém.

(Entronizar as imagens dos magos)
5. Do oriente vieram homens sábios que viajaram guiados por um estrela e chegaram até o Menino-Deus. Diante dele reconheceram-lhe a majestade e a divindade e ofereceram-lhe seus presentes: ouro, incenso e mirra. Esses sábios, ou magos, representaram todas as pessoas que buscam a Deus de coração sincero, são de várias  raças e culturas e viajam, seguem o caminho guiados pela estrela da fé. Quando chegam diante da verdadeira Luz, Jesus, ajoelham-se em sinal de adoração e oferecem seus presentes: ouro - presente digno dos reis; incenso - recordando que o menino é Deus; e mirra - perfume utilizado na preparação dos mortos no Oriente: esse presente recorda que o menino, apesar de ser rei e Deus, deverá sofrer e morrer, mas que isso trará a libertação da humanidade.

O Boi e o Burro no presépio
Os animais são ali um símbolo do reconhecimento do Messias, um símbolo cheio de profundo significado. O boi, segundo a melhor interpretação patrística, é o povo de Israel, que levou o jugo da lei. Enquanto que o burro, animal de carga, é o povo gentio, carregado de pecados e de idolatrias. Destes dois povos nasceu a Igreja que reconhece o Jesus como seu Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário