sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O sim de Maria


Oração Inicial:
Pai-Nosso e Angelus. Depois com as crianças pedir para que chamemos a Mãezinha do céu para participar do encontro cantando a música abaixo, então o catequista entra com a imagem e a coloca no altar.


MÃEZINHA DO CÉU - JOANNA
Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: "Quero te amar"
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu

Mãezinha do céu, Mãe do puro amor,
Jesus é teu filho,
E eu também sou
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu

Mãezinha do céu, vou te consagrar
A minha inocência, guarda-a sem cessar.
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu

Mãezinha do céu, em tua proteção
Oh, guarda meus pais e a todos os meus irmãos!
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha do céu, eu não sei rezar;
Eu só sei dizer: "Quero te amar"
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu
Mãezinha, eu quero te ver lá no céu.


Colocação do Tema:
Maria era uma jovem da cidade de Nazaré, seus pais chamavam-se Joaquim e Ana. Foi s jovem mulher escolhida por Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Sempre fiel à Palavra de Deus, Maria era uma mulher de muita oração.

Assim nos fala a Bíblia sobre a Mãe de Deus:

Naquele tempo, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, por nome Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E entrando o anjo onde ela estava disse: “Eu te saúdo, cheia de Graça; o senhor é contigo, bendita és tu dentre as mulheres.”
            Ouvindo isto, pertubou-se com essas palavras e refletia: “O que queria dizer esta saudação?” Disse-lhe então o anjo: “Não temas, Maria, achaste graça diante de Deus, eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Será grade chamá-lo-ão filho do Altíssimo; e reinará eternamente, e seu reino não terá fim.”
            Disse então Maria ao anjo: “Como se fará isto, pois não conheço esposo?”
            Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo virá sobre ti e por isso o santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. E eis que também sua prima Isabel, está esperando um filho em sua velhice, e já está de seis meses, ela que já é de idade avançada e tida como estéril. Porque a Deus nada é impossível.”
            Respondeu então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” O anjo retirou-se.

Maria aceitou a vontade de Deus. E porque aceitou, tornou-se a Mãe de Jesus, o Filho de Deus.

Maria cuidou de Jesus, ensinou a falar e a caminhar aquele que é Deus. Acompanhou toda a sua vida aqui na terra. Como qualquer um de nós, Jesus também dependeu de sua mãe para se desenvolver. Com Maria aprendeu a falar, a andar, aprendeu os costumes de seu povo. Mesmo quando Jesus ficou adulto e saiu por sua terra anunciando o Reino de Deus, Maria sempre acompanhou seu Filho.

Quando Jesus foi condenado à morte pelos judeus, Maria ficou ao seu lado, sofrendo ao ver seu filho amado na cruz.

Naquele momento, Jesus vendo sua mãe ao lado do discípulo amado, João, disse: “Mulher, eis aí teu filho.” E dirigindo sua palavra de amor a João disse: “Filho, eis aí tua Mãe.”

Jesus entregou Maria aos cuidados de João. Por isso Maria é mãe de Deus, e nossa Mãe. Ela pede a Deus por nós, para que nos ajude nas dificuldades e nos iluminem em nossos caminhos.

Os Títulos de Nossa Senhora
Infelizmente não são poucos os que pensam que existem muitas “Nossas Senhoras”. 
Na verdade, a mãe de Deus, Nossa Senhora, é uma só, mas é honrada com muitos títulos.

Até hoje é norma, entre a mais alta nobreza e meio acadêmico existente, encontrarmos pessoas com muitos títulos.

A Virgem Maria, como a mais sublime de todas as criaturas de Deus, e também pela sua excelsa posição, possui muitíssimos títulos. Na verdade, são centenas os nomes pelos quais ela é invocada, venerada e amada.

Os títulos dados à Virgem podem se classificar em pelo menos quatro espécies:
  • Devido a seus privilégios, que revelam sua pessoa e missão. 
Exemplos: Nossa Senhora da Imaculada Conceição (porquanto ela foi concebida sem mancha do pecado original);
Nossa Senhora Mãe de Deus (porque concebeu pelo Espírito Santo ao Senhor Jesus Cristo, que é Deus conosco);
Nossa Senhora da Assunção (porque, sendo isenta de pecado e por ser mãe de Deus, foi elevada ao céu em corpo e alma); 
Nossa Senhora Medianeira (porque Deus a elegeu como medianeira de todas as graças).


  • Devido a fatos históricos em sua vida. 

Exemplos: Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Visitação.
  • Devido às virtudes com que foi adornada. 
Exemplos: Nossa Senhora Rainha da Fé; Nossa Senhora do Bom Conselho.
  • Devido aos lugares onde ela é honrada conforme suas aparições ou outras intervenções.
Exemplo: Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Vitória.

Nossa Senhora de Fátima


No dia 13 de maio de 1917, três crianças cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Os pastorinhos chamavam-se Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos de 9 e 7 anos.

Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como sempre faziam, foram surpreendidos por uma luz muito brilhante e forte.

Em cima de uma azinheira (uma espécie de carvalho), viram uma senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol. "Ela emanava uma luz mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente", relata Lúcia, aos 94 anos, morando num convento em Coimbra.

Ela não esquece: a Senhora disse às crianças que era necessário rezar muito e convidou-as a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, sempre no dia 13 e àquela mesma hora. Lúcia, que era a mais velha, recomendou aos outros dois que não contassem nada a ninguém. Mas Jacinta não soube guardar o segredo. E no dia 13 de junho, data da segunda aparição, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro. Dessa vez, Lucia quase não compareceu. Vítima de maus tratos em casa, seus pais a tomavam por mentirosa e não acreditavam naquela história de aparição. Com medo, ela relutava em ir, mas foi convencida por uma prima. Durante muito tempo lhe pesou a acusação de mentirosa e de querer se promover às custas de Nossa Senhora de Fátima. Sua família, por sua vez, sempre guardou silêncio total em relação ao assunto.

Mas na terceira aparição, em 13 de julho, Nossa Senhora parece ter se sensibilizado com a injustiça contra Lúcia: prometeu um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças. No mês seguinte, entretanto, os três pequenos videntes não puderam ir ao encontro na Cova da Iria porque estavam presos. Foram pressionados a contar o que conversavam com Nossa Senhora. As crianças resistiram e, no dia 19, Nossa Senhora provou, mais uma vez, seu poder. Apareceu para as crianças em Valinhos, ali por perto, na mesma região portuguesa, e continuou a fazer revelações. Uma quinta aparição aconteceu em setembro.

O milagre
Na Cova da Iria, testemunhas no instante do milagre, em 13 de Outubro, de 1917:
o Sol dançando no céu. O grande milagre, porém, ocorreu em 13 de outubro, data da sexta e última aparição. Setenta mil pessoas lotavam o lugar e foram testemunhas do feito extraordinário prometido. Chovia. De repente, do meio das nuvens negras e carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma dança no firmamento. Como uma imensa bola de fogo parecia querer precipitar-se sobre a terra.

O segredo de Fátima
Somente os três pastorinhos tiveram contato com Fátima em suas aparições. E com a morte prematura de seus primos Jacinta e Francisco, ficou somente com Lúcia o tão famoso Segredo de Fátima. 

A primeira parte. Nossa Senhora fala dos castigos impostos por Deus pelos nossos pecados. Nesta vida, aqui na terra, haveria uma guerra horrível precedida por uma luz desconhecida no meio da noite, haveria fome, perseguição religiosa, erros espalhados no mundo pela Rússia e várias nações aniquiladas. A nós, pecadores, na outra vida, estariam reservados suplícios do inferno, dos quais os pastorinhos tiveram pavorosa visão.

A segunda parte do segredo revela os meios para evitar esses castigos: a devoção ao Imaculado Coração de Maria através da prática reparadora de rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão.

A última parte foi revelada em 2001. Fátima falou de um papa que sofreria um atentado. Os fatos parecem confirmar o mistério: em 1981, João Paulo II, foi baleado justamente num outro dia 13 de maio, dia da primeira aparição de Fátima.

Nossa Senhora de Fátima ensinou aos videntes (e, por seu intermédio, a todos nós), que todas as ações devem estar assentadas num profundo e incondicional amor a Deus. Se não for assim, não haverá redenção para nossas almas.

O grande papel de Nossa Senhora de Fátima não é contar segredos e sim lembrar que Deus existe, nos ama, pode nos salvar e deve ser amado.

Nossa Senhora de Fátima é a Mãe que vem lembrar isso. As pessoas rezam por ela e são atendidas. Ela nos acolhe como a Mãe que coloca o filho em seus braços. Não há nada mais grandioso do que isso. Não é por causa dos milagres que nós acreditamos, mas é claro que eles reforçam nossa fé.



Dogmas de Nossa Senhora

Dogma é uma verdade na qual se deve crer - Verdade presente na tradição ou nas escrituras que obriga o povo cristão a aderir àquilo que é dito como verdade. 

Todos os dogmas são luzes que apontam ao verdadeiro caminho: Deus.

Os dogmas devem nos conduzir em nossa vivência espiritual, como alimento. As dúvidas sobre os dogmas são muitas, precisamos conhecê-las. 

Os dogmas marianos são quatro. Todos estão relacionados à missão de Maria, a Mãe do filho de Deus. 

1º dogma: MATERNIDADE DIVINA 
Maria é Mãe de Deus. O dogma da MATERNIDADE DIVINA consiste em que a Virgem Maria é verdadeira Mãe de Deus, por ter engravidado por obra do Espírito Santo e dado à luz a Jesus Cristo, não quanto a sua Natureza Divina, senão quanto à Natureza humana que tinha assumido.

2º dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA 
Ela permaneceu virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus. Ela não precisou de conhecer homem algum para ficar grávida, concebeu por virtude do Espírito Santo. O Dogma da VIRGINDADE PERPÉTUA consiste em que a Mãe de Deus conservou plena e perpetuamente sua Virgindade. É dizer, que foi Virgem antes do parto, no parto e perpetuamente, depois do parto.

3º dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO 
Ela não recebeu a mancha do pecado original, em nenhum momento ela perdeu a graça de Deus. Ela foi a primeira redimida por Cristo. Foi salva antes mesmo que Jesus nascesse. 

4ºdogma: ASSUNÇÃO DE MARIA 
Sabemos que Eva por causa do pecado dela entrou a morte no mundo e como a conseqüência à corrupção do corpo. Deus nos dá mediante a sua morte de Cristo uma nova vida. Maria é a nossa nova Eva, e se Maria não recebeu a mancha do pecado original, ela não morreu, foi elevada ao céu de corpo e alma. Se com Eva entrou no mundo a morte, com Maria entrou a vida, visto que ela não teve a experiência do pecado. Jesus morreu, mas por nossos pecados. Maria não.

Atividades: Do livro da Catequese

Oração Final: Salve Rainha.

Um comentário:

  1. PokerStars Review & Bonus Offers - Go to GoCasino.com
    With our detailed 토토 사이트 목록 review of PokerStars, 코드벳 you'll 울산 대딸 be able to find all the 예스 벳 best bonuses, free play and so much 포커 게임 다운 more.

    ResponderExcluir