sábado, 11 de agosto de 2012

1°, 2°, 3° e 4° Mandamentos



OS QUATRO PRIMEIROS MANDAMENTOS

DINÂMICA


 Materiais:
  • Copo transparente com água (não precisa encher).
  • Pó de café (colocar em um potinho).
  • Jarra com água.
  • Bacia.
  • Colher de chá.
  • 1 folha de sulfite contendo a imagem de uma criança triste.
  • Lápis de cor ou giz de cera.
Desenvolvimento:

1º momento:
Mostrar a imagem da criança triste e pedir para os catequizandos darem um nome a ela.
Pedir para os catequizandos descreverem a imagem.
Em seguida dizer aos catequizandos: Esta criança está triste porque durante a semana ela cometeu muitos pecados.
Pedir para os catequizandos escolherem uma cor de lápis ou giz de cera para representar o pecado.

2º momento:
Colocar o copo com água dentro da bacia vazia.
Deixar o pó de café e a colher próximos da bacia
Dizer aos catequizandos que o copo com água representa o coração da criança (diga o nome que os catequizandos deram a ela).
Questionar: Como está o coração da criança? Está sujo ou limpo?
Comentar: Não podemos esquecer que durante a semana a criança cometeu muitos pecados. Será que o coração dela ainda está limpinho?
Informar aos catequizandos: Cada um de vocês dirá um pecado que a criança cometeu, pintará uma parte do corpo dela e colocará uma colherzinha de pecado (café) no coração (copo com água) dela.
3º momento:
Observar o desenhoQuestionar: O que o pecado fez com a criança (diga o nome)? Como ficou o corpo dela?
Observar o copo com água.
Questionar: O que aconteceu com o coração da criança (diga o nome)? O que o pecado fez com o coração dela?
Comentar: O pecado sufocou tudo de bom que existe no interior da criança, impedindo que ela fosse feliz!!! É isso o que o pecado faz conosco, ele nos afasta do bem, de Jesus, das coisas boas e nos deixa triste e aborrecido. Mas Jesus não desiste de nós, Ele fica batendo na porta do nosso coração, para que a gente abra e permita que Ele entre e afaste todo o pecado de nós e para isso nós precisamos fazer o quê? Nós precisamos pedir perdão.
Cada catequizando pedirá perdão como se fosse a criança da folha (Perdão Senhor!). A cada pedido de perdão, o (a) catequista despejará um pouco de água (Jarra) no copo.
Quando terminar de limpar toda a sujeira (pecado), pedir para as crianças falarem o que observaram e descobriram.
Questionar: O que o perdão faz com o nosso coração? O que muda em nossa fisionomia?


COLOCAÇÃO DO TEMA

Primeiro Mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento.”
Vamos amar a Deus porque Ele é bom e misericordioso, porque nos criou e nos deu o dom da vida, porque Ele nos ama incondicionalmente, independente de nossas faltas e porque Ele está sempre conosco.
Este mandamento nos ensina:

  • A procurar a Deus como nossa segurança, como nosso Deus verdadeiro. Devemos adorar a Deus como Senhor de tudo o que existe; prestar-lhe culto, rezar a Ele com expressões de agradecimento, de louvor; oferecer-lhe sacrifícios, unindo ao sacrifício perfeito de Cristo; manter promessas e votos feitos a Ele. Implica, para o fiel, guardar e praticar as três virtudes teologais:

Esperança
Caridade
Crer em Deus e rejeitar o que lhe é contrário.
Esperar com confiança a benção divina, evitando o desespero ou presunção.
Amar a Deus acima de tudo e recusar toda maldade, indiferença, ingratidão e egoísmo.
*têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.
  • Não sermos supersticiosos, pois existe um só Deus e não podemos dar aos outros os poderes que só Deus tem. É supersticioso quem quer conhecer ou interpretar o futuro através das estrelas, do horóscopo, da leitura das mãos, adivinhação, magia, dentre outras coisas.
  • Não ter outros deuses, ou seja, não fazer de uma coisa ou de uma pessoa um outro Deus. Assim, não podemos idolatrar pessoas ou coisas.
  • Este mandamento também proíbe o ateísmo, ou seja, negar a existência de Deus.

Reflexões importantes:
  • Que lugar Deus ocupa na minha vida? Amo verdadeiramente a Deus com todo o meu coração, ou vivo preocupado com as coisas materiais?
  • Procuro cultivar a minha fé e a minha formação cristã, participando de cursos, lendo a Bíblia, o catecismo?
  • Louvei a Deus? Dei-lhe graça? Ou queixo-me frequentemente? Intercedo pela minha família, amigos, Igreja, pelo mundo? Rezei com o coração, aberto ao Espírito Santo?
  • Consagro a Deus a minha vida, meus estudos, minhas alegrias e tristezas? Nas dificuldades, recorro a Deus com fé e perseverança, ou consulto a outras coisas que não condizem com a fé?


  • Este mandamento engloba todos os outros, pois, quem ama a Deus sobre todas as coisas, só realiza boas ações.

Segundo Mandamento: “Não pronunciar o Santo nome de Deus em vão.”

O nome é muito importante para as pessoas. O nome dá identidade e abre o relacionamento com os outros, com coisas criadas, com a natureza e com os animais.Este mandamento completa o primeiro e lhe dá força. Deus é Santo e seu nome merece respeito.

O nome de Deus não pode ser usado em qualquer ocasião; deve ser pronunciado para ser bendito, louvado, glorificado e amado.

Tudo que está consagrado a Deus deve ser respeitado: a igreja, o cemitério, o altar, o cálice, os padres e religiosos. Naturalmente é contra esta mandamento a atitude de quem despreza /deus e as coisas por Ele criadas.

Deve ser evitado o abuso de apelar para o nome de Deus para justificar um crime e qualquer uso inconveniente do seu nome como blasfêmia. Não podemos utilizar o nome de Deus para conseguir fins injustos e coisas erradas


Perjúrio: fazer, sob juramento, uma promessa com a intenção de não a cumprir, ou violar     promessa feita. É um pecado grave contra Deus, que é sempre fiel a nossas promessas.


Pecados contra este mandamento:

  • Usar o nome de Deus em brincadeiras;
  • Blasfemar;
  • Jurar falso, injusto ou desnecessário;
  • Falta de cumprimento de voto.
Terceiro Mandamento: “Guardar domingos e festas.”

Este mandamento quer dizer: ter a capacidade de passar um dia por semana sem trabalhar para não ficarmos escravos do trabalho, das coisas e para encontrarmos com Deus.

A igreja celebra a Ressurreição de Cristo no primeiro dia, que é corretamente chamado de Dia do Senhor. Assim, os domingos e dias santos devem servir para a oração e para o lazer, para a vida em família e para a vida em comunidade.

São permitidas as atividades ligadas a necessidades familiares ou a serviços de grande utilidade social, desde que não criem hábitos prejudiciais à santificação do domingo, à vida de família e à saúde.

A Missa é importante para aumentar  o nosso amor a Deus. Mas é importante também reconhecer que o nosso compromisso com Deus é realizado aqui na terra através do nosso amor, do carinho e da solidariedade para com as pessoas.

A Eucaristia do domingo fundamenta toda a prática cristã. Por isso, os fiéis devem participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios como doença. Precisamos reservar um tempo para nos aproximarmos ais de Deus pela oração, pela Missa e pela prática do bem.

Quarto Mandamento: “Honrar pai e mãe.”


Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar. É o que nós devemos ter para com nosso pai e nossa mãe e para com as pessoas que cuidam de nós: avós, tios e outros. Eles formam nossa família.

A família é a comunidade na qual desde a infância, se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. É na família que você nasce, cresce e aprende a se relacionar com os outros. Pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os filhos.

É preciso cultivar o amor, a solidariedade, o diálogo, a compreensão e a oração para superar os problemas que aparecem nas famílias, como o desemprego e as doenças. Devemos ainda ter carinho com os anciãos, doentes, professores, catequistas, vizinhos; pois eles fazem parte da grande família de Deus.

Experimentando cada dia o amor da família, compreendemos melhor o amor do pai que está no céu.
  • Deveres dos filhos em relação aos pais: os filhos devem respeito (piedade filial), reconhecimento, docilidade e obediência, contribuindo assim com as boas relações entre os irmãos, para o crescimento e harmonia da família.
  • Deveres dos pais em relação aos filhos: os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos e os primeiros anunciadores da fé a eles. Eles têm o dever de amar e respeitar os filhos e de educá-los na fé cristã.


3 comentários: