domingo, 19 de agosto de 2012

Os 6 últimos Mandamentos

Quinto Mandamento: " Não Matarás"

Foi Deus que nos deu a vida e só Ele pode retirá-la. Ele não quer a morte nem a destruição , pois nosso Deus é o Deus da vida!

Deus quer que o homem cuide da vida e a respeite como valor central. Não ser violento e respeitar a vida é dever de todo cristão. Ninguém tem direito de tirar a vida do outro e de ferir o outro.

A nossa vida não nos pertence. Ela é um dom de Deus e nós devemos administrá-la. Deus pede que cuidemos de nossa vida e que respeitamos a vida dos outros, como a coisa mais importante.

Como podemos seguir este mandamento?
  • Cuidando bem do nosso corpo e da nossa saúde;
  • Dando aos outros bons exemplos de amor e de amizade;
  • Não sendo violentos e malcriados, nem ferindo as pessoas com palavras e atitudes grosseiras;
  • Cuidando da vida dos animais e das plantas.
Pecados contra este mandamento:
  • Homicídio;
  • Atentado contra a dignidade dos nossos irmãos;
  • O motorista que dirige sem responsabilidade;
  • A mãe que mata a criança que ainda não nasceu;
  • As pessoas violentas, que espancam o próximo.
Celebrar a paz: O Senhor diz que felizes são os que promovem a paz. Ele pede a paz do coração e se entristece com o ódio, a vingança, e tudo aquilo que nos leva a desejar o mal ao próximo.

Sexto Mandamento: "Não pecar contra a castidade"

Deus não fez o homem para ficar sozinho. Ele fez o homem e a mulher para que um ajudasse o outro. Eles precisam um do outro para formar uma família. Eles devem aprender a dialogar, a descobrir o mundo de cada um.

O diálogo entre o homem e a mulher chega a sua plenitude no Matrimônio, quando os dois colocam em comum a própria vida, o futuro.

O capacidade de ter filhos é um dom maravilhoso com que Deus dotou o homem e a mulher. Sendo obra de Deus, a união do homem e da mulher é por natureza bom, santo e sagrado, e por isso, essa união só pode ser consumada na casamento, com a benção de Deus.

O mandamento divino "crescei e multiplicai-vos" (Gn 1,28), sendo um prazer dado por Deus, desfrutá-lo não e pecado para o esposo e a esposa. Esse mandamento também diz que pessoas precisam se fazer respeitar, se vestindo adequadamente. Isso é muito importante, pois só através desse respeito é que nasce o amor de verdade.

Como chegar a graça de Deus?

O cristão, com a graça de Deus e lutando contra os maus pensamentos, chega a pureza do coração mediante a virtude e o dom da castidade, a pureza da intenção, a disciplina dos sentimentos e da imaginação e pela oração.

O cristão deve ter pureza de intenção, pureza de olhar, disciplina dos sentimentos e da imaginação, recusa de pensamentos impuros, virtude e dom da castidade. A pureza decoração preserva a integridade da pessoa.


Sétimo Mandamento: "Não furtar"

O sétimo mandamento da Lei de Deus nos ensina que não podemos furtar, roubar, tirar coisas alheias.

Este mandamento determina a prática da justiça e da caridade na administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho humano, bem como evitar quaisquer formas de desonestidades que se cometem contra o próximo, desrespeitando sua dignidade pessoal. A esmola dada aos pobres é um testemunho da caridade fraterna e também prática da justiça que agrada a Deus.

Importante:

O trabalho humano para o homem é um dever e um direito, mediante o qual colaboramos com  Deus, o nosso criador. Trabalhando, a pessoa exalta os dons do Criador e os talentos recebidos, sustenta a si mesmo e as seus filhos e serve a comunidade humana. Com a graça de Deus, o trabalho pode ser um meio de santificação e de colaboração com Cristo para a salvação dos outros.

Pecados contra este mandamento:

  • A pessoa que rouba;
  • O patrão que não paga ao funcionário o justo salário;
  • Aquele que não paga as dívidas e que não devolve as coisas achadas a seu dono;
  • Quem estraga as coisas dos outros, sem tentar pagar os estragos que cometeu.
Oitavo Mandamento: "Não levantar falso testemunho"

Deus é fonte de toda a verdade. Sua palavra é verdade. Sua Lei é verdade. Sua fidelidade continua, de geração em geração. uma vez que Deus é verdade, os membros do seu povo são chamados a viver na verdade. Os homens não poderiam viver juntos se não tivessem confiança recíproca, se não manifestassem a verdade uns aos outros. A verdade nos ensina corretamente aquilo que deve ser expressado e aquilo que deve ser guardado.

Toda pessoa é chamada à sinceridade no agir e no falar. Cada um tem o dever de procurar a verdade, ordenando a própria vida sobre as exigências da verdade. Em Jesus Cristo a verdade se manifestou inteiramente: Ele é a Verdade.

Jesus pede que não julguemos ninguém, pois não podemos ver o coração das pessoas, as suas intenções.

Reflexões importantes:
Quem inspira as minhas palavras? Deus ou o meu ego?
Quis dar a minha opinião em tudo?
Digo a verdade? Julguei?
Queixei-me, buscando pena?

Nono Mandamento: "Não cobiçar a mulher do próximo"

O nono mandamento diz respeito ao dever de fidelidade no matrimônio. O matrimônio é um sacramento e precisa ser respeitado. Isso é muito importante, pois é nesse respeito que o amor deve permanecer. Deus nos pede que sejamos muito responsáveis, amando a família.

Casamento não é uma aventura. Não é para um dia, nem para uma semana. É para a vida toda. Por isso, o casamento só pode acontecer quando as pessoas se conhecem bem, fazendo crescer o carinho, o amor, a felicidade e a fidelidade entre os esposos.

Décimo Mandamento: "Não cobiçar as coisas alheias"

O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. O cristão combate a inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da Providência Divina, que nos liberta da preocupação do amanhã.

O décimo mandamento proíbe a inveja, a ambição desregrada nascida da paixão pela riqueza e poder.

Pecados contra este mandamento:
  • Inveja
  • Ganância
  • Ambição desregrada.
Testando os conhecimentos sobre os dez mandamentos

Preparação: preparar duas plaquinhas para cada criança, sendo uma com a letra V e outra com F, sendo respectivamente V de verdadeiro e F de falso. Fazer também uma lista com frases sobre os mandamentos, sendo que algumas seja falsas.

Colocando em prática: Ao falar as frases, as crianças deverão responder se é verdadeiro ou falsa. Quem errar vai saindo do jogo, até sobre apenas um que é o ganhador. Esta brincadeira pode ser aplicada em vários outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário