quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os dez Mandamentos


Encontro de 04/08

Os dez Mandamentos – Introdução



ACOLHIDA

Oração Inicial. Recepção livre.

RELEMBRANDO O LOUVORZÃO

José, que é descendente de Abraão, e seus irmãos formaram um povo que ficou escravo do Faraó. Nessa época o Egito era uma civilização muita rica, mas os filhos de Israel, fecundos como eram, multiplicaram-se, tornaram-se numerosos e poderosos. Então o Faraó temendo que esse povo se tornasse mais forte e numeroso que os egípcios, então ele ordenou que fossem submetidos a trabalhos forçados e a ordem mais radical: que matassem todos os filhos dos hebreus de sexo masculino.

Moisés havia nascido nessa época. Ele era da tribo de Levi, descendente de Abraão. Como vimos no filme, sua mãe o escondeu por um tempo, e para evitar que ele morra o coloca numa cesta e o abandona no rio Nilo. Logo depois é salvo por uma princesa egípcia, e é educado como um príncipe.

O povo hebreu tinha muita fé em Deus, e rezavam, esperando se cumprir o que Deus prometera a Abraão. Então Deus ouviu a oração de seu povo, e chamou Moisés, para libertar seu povo da escravidão do Egito. Quando andava no deserto, depois de siar do Egito, Moisés viu um espinheiro que ardia no fogo, mas não se consumia. Então Deus faz seu chamado a Moisés, só que ele achou que não era capaz de tão grande missão, Deus garantiu que estaria ao seu lado.

Assim, Moisés partiu para fazer aquilo que o Senhor havia lhe pedido, mas o Faraó não quis escuta-lo e deixar os hebreus partirem. Então Deus feriu o Egito com dez pragas, esperando sempre que o Faraó cedesse, o que não aconteceu.

1.    A primeira praga foi a água que virou sangue, então os peixes morreram e o rio ficou cheirando muito mal, tornando-se impossível beber de sua água.

2.    A segunda foi rãs saindo das águas e cobrindo todo o Egito.

3.    A Terceira foi que todo o pó da terra do Egito virou piolho, que cobriu as pessoas e os animais.

4.    A quarta praga, entraram grandes enxames de moscas no palácio do rei e nas casas dos seus funcionários.

5.    A quinta praga, Deus castigo com uma doença terrível todos os animais dos egípcios, e todos morreram, menos os animais dos hebreus.

6.    Na sexta, Deus disse a Moisés, que pegasse um punhado de cinzas de um forno e jogasse para o ar. As cinzas se espalhariam na forma de um pó fino sobre a terra, e em todos os lugares a cinza produziria tumores que se abririam em feridas nas pessoas e nos animais.

7.    Na sétima, Moisés levantou a bastão para o céu, e o senhor mandou chuva de pedras e raios sobre o Egito, acabando com tudo o que estava no campo, inclusive as pessoas.

8.    Na oitava, se espalharam gafanhotos em enormes quantidades, e cobriram o chão de um jeito que ficou preto de tanto gafanhoto. Devoraram toda a vegetação, não sobrando nada verde no Egito.

9.    Na nona, Moisés levantou a mão para o céu, e durante três dias uma grande escuridão cobriu o Egito. Ninguém enxergava nada e nem saiam de casa. Porém nas casas dos hebreus havia claridade.

10. Na décima praga, Deus mandou seu povo fazer uma grande festa, e cada família imolaria um cordeiro, e o sangue passariam nas portas das casas, para que o anjo da morte não entrasse. E à meia-noite, o Senhor Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, inclusive o filho do Faraó.

Então o rei ordenou que Moisés e todos os hebreus deixassem o Egito. E então o povo atravessou o Mar Vermelho, e caminhou pelo deserto. No entanto o povo fraquejou na fé, se revoltou contra Deus, e foi infiel. Por isso a caminhada no deserto foi difícil, mas Deus ia educando e cuidando do seu povo.

Depois de algum tempo Deus se manifestou a Moisés e ao seu Povo no Monte Sinai. E deu-lhes os 10 mandamentos, que constituem a sua lei, lei de amor a Deus e ao próximo.

COLOCAÇÃO DO TEMA

Perguntar aos catequizandos se para viajar a um lugar desconhecido, o que serve para nos orientar? Resposta: um mapa.

- Um mapa nos mostra aonde nós podemos ir, por quais pistar ou rodovias, qual a velocidade máxima permitida, os nomes das cidades e a distância. Sem um mapa, ficamos perdidos.

- Assim, nós seres humanos, também precisamos de algo para nos orientar. Imagina se cada um fizesse o que quisesse, não seria uma bagunça? Por causa disso, não temos mapas, mas sim, LEIS.

- Perguntar aos catequizandos:

  O que é uma lei? Para que serve?

Assim, os MANDAMENTOS orientam o povo na caminhada para a libertação, para viver a fidelidade.

Para o povo hebreu tornar-se livre, não bastava sair da escravidão, era necessário que o povo não repetisse mais tudo o que eles tinham sofrido no Egito.

Os 10 Mandamentos seriam a garantia que o homem nunca se esquecesse de Deus.

- a Lei leva o homem à liberdade.

- Perguntar: o que é ser livre? Dá exemplos.

"Ser livre não é fazer o que se quer, mas descobrir o que é bom para mim e para as pessoas."

Quando Deus revelou os mandamentos a Moisés, Deus não se contentou em gravar no coração humano sua lei, mas a manifestou claramente. No monte Sinai, quando o povo eleito tinha saído do Egito, Deus anunciou a Moisés os dez mandamentos ou Decálogo, dando-os esculpidos em duas tábuas de pedra, para que nunca se esquecesse de cumpri-los.

Os mandamentos assinalam a maneira certa e segura de como devemos atuar, indicam o caminho da felicidade nesta vida e na vida eterna. Por isso dizemos que os dez mandamentos são um presente de Deus, já que são o instrumento com o qual Deus manifesta ao ser humano o que é bom e o que é mal, o que é verdadeiro e o que é falso, o que lhe agrada e o que lhe desagrada.

Como Deus é o Criador, Dono e Senhor do universo, toda a criação está submetida à lei ou ordem imposta por Deus. O ser humano é livre e pode não segui-la. Se não observa a lei divina, comete pecado, ofende a Deus e faz dano a si mesmo e aos demais. Em troca, quando guarda os mandamentos, o ser humano tem a segurança de estar no bom caminho e de que está fazendo a vontade de Deus. Mas não podemos – e não devemos - sentir-nos aprisionados pelos mandamentos, sem ter a visão grande e nobre de que Deus quer decididamente o bem de sua criatura preferida – o ser humano – cuja liberdade defende e guarda com as normas.

Em consequência, tendo a consciência clara de que os mandamentos são o caminho – como uma estrada bem sinalizada, que manifesta o modo de agir retamente e avisa dos perigos existentes –, temos que dizer que os dez mandamentos da lei de Deus são uma prova do amor e da misericórdia de Deus, de Deus que nos amou primeiro. Por isso, é preciso cumpri-los por amor. É a resposta que Deus espera de nós.
É necessário, pois, conhecer os mandamentos, se queremos vive-los bem e por amor.

DINÂMICA

Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como:



1° Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

2° Você está quase perto.

3° Está morno.

4° Leia na Bíblia o capítulo 20 do livro de Êxodo e diga o nome do monte onde Moisés recebeu os Mandamentos. Se acertar todos vocês ganharão um marcador de Bíblia.



E assim por diante, até completar mais ou menos as 10 tiras restantes.



Resultado: Até aqui você tem 20 tiras de papel ofício. 10 delas estão marcadas com os 10 Mandamentos da Lei de Deus e as outras 10, com algumas situações para dar continuidade ao jogo.

Agora você coloque essas tirinhas dentro de bolas de gás e depois enche-as, amarre-as e arrume, onde ficar melhor, no seu ambiente de encontro. Providencie um painel bem bonito, pode ser feito com cartolina, papel 40 K, papel pardo ou outro de sua preferência, para montar um painel bem enfeitado, onde o tema deverá ser: Os Dez Mandamentos da Lei de Deus. E abaixo, numerado com dez linhas. Assim:



Explicado a dinâmica:

A turma deverá estar sentada em círculo. O painel deverá ficar ao lado das bolas cheias, com os papéis dentro... Você vai pedir um catequisando para levantar e estourar a bola. Ele vai ler o que está escrito. Se for algum Mandamento, dê parabéns para ele e depois presenteie com algum mimo de sua preferência, que pode ser até uma balinha, ou docinho. Você vai no painel, com uma letra bem legível, e escreva o mandamento na numeração correta... Chame o próximo catequisando e assim sucessivamente, até que se complete o mural dos Mandamentos... A ideia é que este mural fique sempre exposto, em todos os encontros, em lugar bem visível, para que todos possam ter acesso. É uma forma deles aprenderem e fixarem os Dez mandamentos de forma bem lúdica. Mas lembre-se:

Não esqueça de explicar a eles que gravar os Mandamentos em ordem é importante, mas o essencial é tê-los no coração, sempre respeitando os mandamentos de Deus para a nossa vida!

Depois dê continuação ao seu encontro de forma mais reflexiva e faço-os pesquisar na Bíblia, trabalhar em duplas, fazer recortes e colagens... Use a sua imaginação! mas nunca deixe de falar sério com cada um deles.

Aliás, na catequese, podemos brincar, fazer dinâmicas... Mas é importante momentos de ouvir e partilhar com a tia catequista. E silêncio na hora da oração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário