quinta-feira, 21 de junho de 2012

Abraão


Abraão, O Pai da Fé


Acolhida
  • Começar recepcionando as crianças, perguntando sobre a semana e sobre como  vivenciaram do encontro passado.
  • Depois convidar todos para a oração inicial, fica ao critério do catequista.
Dinâmica
Aqui começa a introduzir o tema.
Para essa dinâmica precisa-se de três copos com água, ou se quiser apenas um, se achar mais fácil; três comprimidos efervescentes, aqueles com envelope tipo sonrisal.
Desenvolvimento:
  • Colocar três copos com água sobre a mesa.
  • Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
  • Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
  • Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.
  • Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.
  • Pedir que os participantes digam o que observaram.
Conclusão: 
No primeiro copo é aquela pessoa que não aceita a religião, fica de fora de tudo, que não acredita em Deus e em seu Amor Infinito por nós. No segundo é aquele que até aceita, participa e acredita, porém não se abre. Fecham-se as verdades da fé, não buscam realmente entregar-se a Deus por completo, buscam a Deus por um motivo e não querem se comprometer com a verdade. E por último, o terceiro copo, é aquele que participa, se abre, se mistura, tem o coração aberto a Deus, enfim é uma pessoa de fé. Larga tudo o que tem e também a sua família para irem atrás de um amor verdadeiro e puro que é o que Deus tem por cada um de nós.

Introdução ao Tema
A Santidade
Todos nós sabemos que há um Deus que nos ama e que nos fez.
Podemos voltar-nos para Ele e pedir-Lhe: "Meu Pai, ajuda-me agora. Quero ser santo, quero ser bom, quero amar".
A santidade não é um luxo destinado a uma elite; ela não está reservada só a alguns.
Estamos destinados a ela, tu, eu e toda a gente.
É uma tarefa simples porque, se aprendermos a amar, aprendemos a ser santos.
Dizer: "Quero ser santo" significa:
 "Vou despojar-me de tudo o que não é Deus. Vou despojar-me e esvaziar o meu coração de todas as coisas materiais. Vou renunciar à minha vontade, aos meus gostos, às minhas fantasias, à minha inconstância; tornar-me-ei um escravo generoso da vontade de Deus. Com toda a minha vontade vou amar Deus, vou escolher em Seu favor, vou correr para Ele, vou chegar até Ele e vou possuí-Lo". 
Mas tudo depende destas palavrinhas: "Eu quero" ou "Eu não quero".

A História de São Francisco
Vou contar para vocês a história de uma pessoa que abandonou tudo para seguir a Deus e que disse “Eu quero” ao pedido de Deus. E viveu a santidade da maior forma que pode, amou a Deus com todas as suas forças. Essa pessoa é São Francisco de Assis.
A história de São Francisco de Assis é uma história de humildade, caridade e amor ao próximo.
Giovani era um jovem miudinho e fraco, porém muito rico e que morava na França. Seu pai tinha tantas riquezas que poderia dar-lhe tudo o que ele quisesse, mas esse jovem não era feliz. Ele sentia uma enorme tristeza em seu coração vendo tanta gente passando fome em sua volta.  Foi então que começou a dar aos outros um pouco do que tinha.
Seu pai ficou furioso! Aí, ele resolveu sair de casa para poder ficar perto de quem precisava dele. Foi então que Giovani rompendo com seu pai rasgou todas as suas vestes e partiu da casa de seu pai, sem dinheiro, sem roupas, sem nada. Ele decidiu pelo voto de pobreza e se ofereceu como servo do próximo.
As pessoas começaram a chamá-lo de Francisco que quer dizer pequeno francês e o sobrenome assis veio por causa da cidade onde morava.
E assim São Francisco viveu com uma fé fervorosa, confiando sempre em Deus. São Francisco de Assis se dedicou a amar e acolher o próximo servindo a Deus e sendo obediente a ele.
Abraão

Assim também foi Abraão, ele era uma pessoa muito boa. Embora não tivesse filhos e fosse muito rico, só pensava em fazer o bem. Ele queria que todo mundo fosse feliz. Mas na região onde ele morava as pessoas eram más e tinham muitos outros deuses. Só pensavam em si, nas suas coisas e nunca pensavam em fazer o bem para os outros. E Deus gostava muito de Abraão por conta de sua bondade.
Deus fez um convite especial para um homem, da família de
Sem que era filho de Noé. Este homem chamava-se Abrão. Deus lhe disse: “Deixe a sua terra e os seus parentes. Vá para uma terra que eu mesmo vou lhe mostrar. Faça isso e eu farei de você pai de uma grande nação. Você será uma bênção. O mundo inteiro será abençoado por sua causa." Abrão não ficou nem um pouco duvidoso, como diz o versículo: “Abrão, quando chamado, obedeceu...”, ele obedeceu a Deus e partiu. Abraão arrumou suas coisas, levou Sarai, sua esposa, Ló, seu sobrinho, seus rebanhos, seus escravos e todas as suas riquezas. Abraão já estava com 75 anos. Vocês já pensaram? Abrão era um homem rico, morava com seus familiares e agora ter que partir para um lugar que não conhecia?! Mas, ele não duvidou, ele obedeceu a Deus e partiu porque ele sabia que Deus cumpriria a sua promessa e que ele seria feliz. Abrão foi caminhando, caminhando e Deus apareceu outra vez para Abrão e lhe disse: "Eu vou dar esta terra para sua família e para todos que fizerem parte dela. Eles vão ser tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos assim será sua família! Naquele lugar, Abrão construiu um altar para agradecer a Deus. Viram? Deus não deixou Abrão sozinho. Abrão estava obedecendo a Deus e Ele o estava guiando e abençoando. Vocês também precisam obedecer a Deus. Se vocês obedecerem a Deus, Ele sempre estará com vocês para guiar, guardar e proteger. 
Abrão continuou sua caminhada. Ele parava nos lugares, armava seu acampamento, depois continuava caminhando, pois estava obedecendo ao convite de Deus. Deus disse a Abrão que ele seria pai de uma grande nação, que sua descendência, sua família, seria como a areia da praia. Abrão então falou para Deus que ele não tinha filhos. Deus, então, levou Abrão para fora e disse: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder. Esse será o número da sua família. "Depois de muito tempo, mesmo Abraão e Sara sendo velhinhos eles receberam a promessa de ter um filhinho, e tiveram e deram o nome de Isaac. Isaac foi a primeira estrelinha, o primeiro grãozinho de areia para formar aquele grande povo, o povo de Deus, aquela família que Deus havia prometido para Abraão.
Debatendo sobre o Tema
  • Um dia deus pediu para Abraão oferecer seu filho como sacrifício. E Abraão acreditava no Amor de Deus, mesmo não entendendo o pedido de Deus para matar seu próprio filho.
  • Só que Deus não queria que Abraão matasse o seu filho Isaac, mas somente queria ver se ele amava este filho mais do que a Deus.
  • Abraão não teve medo de dar tudo a Deus, por isso Deus lhe deu tudo: uma terra bonita. Um filho, e fez dele o pai do Povo Hebreu, povo no qual o Salvador iria nascer.
  • Lembrando que Deus fez a Abraão uma promessa: “Eu farei de ti um grande povo. Eu te darei a minha benção. Farei o teu nome tão famoso, que ele será uma fonte de benção. Terás tantos filhos e netos quantas são as estrelas do céu e os grãos de areia da beira do mar.
Esta foi a experiência de Abraão:
  1. Acreditou que Deus lhe daria um filho;
  2. Saiu da própria terra para um lugar estranho;
  3. Estava disposto a sacrificar o seu filho apesar dele ser o futuro de um grande povo
Ação (o agir transformador)
  • Assim como Abrão e São Francisco devemos ter fé e acreditarmos que Deus é amor.
  • Como nos dia de hoje poderíamos procurar viver como Abrão.
  • Deixando as coisas que gostamos, para fazer o que Deus nos pede;
  • Procurar sair da “sua” terra, quer dizer, sair do próprio egoísmo para ajudar as pessoas que precisam da gente.

Atividade
Atividade do livro, ou as que seguem abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário